Bearman foge de confusões e vence corrida 2 da F2 na Itália. Vesti abandona e Fittipaldi é 4º

Oliver Bearman bateu Théo Pourchaire ainda na primeira volta, escapou do caos em Monza e venceu a corrida 2 da rodada da Itália da Fórmula 2. Théo Pourchaire ficou em terceiro, enquanto Frederik Vesti abandonou

Oliver Bearman escapou das confusões e venceu a corrida 2 da Fórmula 2 na Itália, realizada neste domingo (3). O piloto da Prema assegurou a posição na primeira volta, ao bater Théo Pourchaire logo após a primeira curva.

Assim como na Fórmula 3, a corrida principal da F2 foi marcada por várias intervenções do safety-car, mas a presença do carro de segurança ao longo das 30 voltas também abriu chance para estratégias dos que largaram mais atrás, e nesse bolo, foi Auymu Iwasa quem levou a melhor, saltando de 15º para segundo, porém não sem belas manobras em busca do pódio.

Pourchaire completou em terceiro e viu Frederik Vesti abandonar no início, após toque com Roman Stanek. Enzo Fittipaldi também passou ileso em meio ao caos e cruzou a linha de chegada em quinto, mas ganhou uma posição após punição de Richard Verschoor.

Dennis Hauger foi o quinto, com Jack Doohan, Jehan Daruvala, Amaury Cordeel, Ralph Boschung e Roman Stanek fechando o top-10.

A Fórmula 2 volta só em Abu Dhabi, de 24 a 26 de novembro, para a disputa da última rodada da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Frederik Vesti abandonou ainda na primeira volta (Foto: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida principal da F2 na Itália:

Mais uma vez, o dia em Monza começou com tempo firme, com os termômetros em 23,6°C de temperatura, asfalto em 27°C e umidade relativa do ar em 65%. Após vitória na sprint, Vesti teria mais uma chance para descontar pontos importantes para Pourchaire, porém não teria vida nada fácil, uma vez que o francês tomou o primeiro colchete, enquanto ele era apenas o oitavo.

Luzes apagadas, Pourchaire imediatamente trouxe para a linha de dentro e conseguiu fazer a primeira curva em primeiro, porém Bearman colocou lado a lado no curvão e, por dentro, ganhou na freada da Della Roggia. Martins também fez ótima largada, saltando do quinto para o terceiro posto, com Vesti no embalo e também ganhando ótimas posições, já aparecendo em quinto depois de alinhar em oitavo. Só que o dinamarquês se afobou na hora de tentar a ultrapassagem sobre Roman Stanek, escapando da pista e batendo com a roda dianteira esquerda na barreira de proteção.

Nos boxes, desespero da Prema, pois o abandono de Vesti significaria praticamente o título nas mãos de Pourchaire. O safety-car foi acionado e ficou na pista até o final do giro 4, com Bearman puxando a fila, seguido por Pourchaire, Martins, Stanek, Maini, Verschoor, Crawford, Hauger, Boschung e Fittipaldi completando os dez primeiros.

Na volta 5, Enzo efetuou a ultrapassagem sobre Boschung e assumiu o nono posto, enquanto Bearman fazia a volta mais rápida, porém Pourchaire respondeu imediatamente, diminuindo a distância para 0s5. Mais dois giros, e Arthur Leclerc trouxe mais uma vez a bandeira amarela após manobra estranhíssima, passando lotado na primeira chicane.

Foi a janela necessária para o pit-stop dos que optaram por largar com os pneus super macios — na verdade, praticamente o grid inteiro entrou nos boxes, com apenas Jehan Daruvala, Jack Doohan e Ayumu Iwasa, permanecendo e ocupando as três primeiras posições, respectivamente. Isack Hadjar, que parou ainda na primeira volta para trocar o bico do carro, aparecia em quarto.

No pit-lane, a ART trabalhou um pouco melhor, porém Pourchaire ainda voltou atrás de Bearman após lance que colocou os dois sob investigação por ‘unsafe release’, que é quando a equipe libera a saída do piloto da zona de pit-stop de forma perigosa.

Maloney precisou ser amparado e deixou o carro mancando após forte batida (Foto: reprodução/F1 TV)

A relargada foi autorizada na abertura do 12º giro, e Daruvala sofreu ataque de Doohan já na curva 1. Mais algumas curvas, porém, foi Iwasa quem se aproveitou da briga entre os ponteiros e mergulhou por fora na Della Roggia para fazer uma bela ultrapassagem dupla, só que o carro de segurança precisou intervir mais uma vez porque, antes de tudo isso, Zane Maloney foi tocado por trás por Roy Nissany e bateu muito forte na reta. O barbadiano saiu mancando do carro.

O safety-car, então, levou os carros a passarem pelo pit-lane, e nessa, Daruvala e Iwasa aproveitaram para realizarem as paradas. Bearman assumiu novamente na liderança, com Doohan em segundo e Pourchaire na cola, em terceiro.

Corrida sob bandeira verde novamente na volta 16 de 30, e Bearman fez tudo certinho, abrindo já 1s2 de Doohan no giro seguinte. Pourchaire, porém, saiu muito melhor para tentar a manobra sobre o piloto da Virtuosi, que conseguiu se defender, mas o replay mostrou Doohan mudando de direção na reta, antes da zona de frenagem. Só que Théo não esperou nenhum tipo de investigação e tratou de assegurar o segundo posto na volta seguinte.

A transmissão, então, mostrou o carro de Martins com o DRS ativado durante toda a volta. A direção de prova logo deu a bandeira preta e laranja, forçando o francês a ir para os boxes, só que a ART nada pôde fazer para devolver o #6 novamente à pista.

Enquanto Nissany recebia um drive through por causar o acidente de Maloney, Maini acertou a roda traseira esquerda do carro de Crawford, ficou com a asa quebrada e trouxe novamente o safety-car à corrida. A Virtuosi, então, chamou Doohan para os pits, e o australiano retornou em décimo. Posições restabelecidas, Pourchaire era novamente o segundo, com Iwasa em terceiro.

Quando a pista foi liberada mais uma vez, Pourchaire tomou um golpe inesperado: Iwasa partiu muito melhor na relargada e recebeu o lado de fora para fazer a primeira perna da chicane, só que o japonês não tomou conhecimento do líder do campeonato e ganhou na seguinte, assumindo o segundo posto. O safety-car ainda voltou mais uma vez, a duas voltas do fim, por conta de Jak Crawford, mas a corrida já estava decidida, para festa da Prema e de Iwasa, após excelente recuperação.

Fórmula 2 2023, rodada da Itália, Monza, corrida 2:

1O BEARMANPrema30 voltas 
2A IWASADAMS+0.258 
3T POURCHAIREART+0.462 
4E FITTIPALDICarlin+0.906 
5D HAUGERMP+1.167 
6J DOOHANVirtuosi+1.587 
7J DARUVALAMP+3.033 
8A CORDEELVirtuosi+3.361 
9R BOSCHUNGCampos+3.532 
10R STANEKTrident+3.915 
11I HADJARHitech+4.208 
12J MASONPHM+4.391 
13R VERSCHOORVan Amersfoort+5.538 
14J CORREAVan Amersfoort+7.666 
15R NISSANYPHM+10.025 
16J CRAWFORDHitech+3 voltas 
 K MAINICamposNC 
 V MARTINSARTNC 
 Z MALONEYCarlinNC 
 A LECLERCDAMSNC 
 F VESTIPremaNC 
 C NOVALAKTridentNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.